Foto: Polícia Federal (Divulgação)
Um caminhão carregado com três toneladas de explosivo a base de nitrato de amônio e outros materais tombou e saiu da pista na BR-290. O trecho é conhecido como uma das alternativas de trajeto entre Santa Maria e Porto Alegre. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), na altura do km 172, no município de Butiá, a cerca de 85 quilômetros de Porto Alegre. Com o ocorrido, o trecho da BR-290 permaneceu bloqueado durante a tarde, sendo liberado apenas às 22h30min.
Acidente
Por volta das 15h, o veiculo, que trafegava no sentido capital-interior, saiu da pista sozinho. O motorista sofreu lesões leves e foi socorrido em estado estável. O fluxo foi interrompido nos dois sentidos e o local do acidente foi isolado em um raio de 2 quilômetros, que era a projeção de alcance de uma eventual explosão da carga.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Militar de São Jerônimo atenderam a ocorrência. Segundo a PRF, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Brigada Militar, da Polícia Federal e do Exército Brasileiro também estiveram no local para fazer a remoção segura dos explosivos e carregá-los para outro caminhão.
Remoção da carga
A ocorrência mobilizou policiais federais especialistas em explosivos e equipes do Bope da Brigada Militar. Os integrantes do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) são responsáveis pela análise do risco de explosão e por orientar a empresa responsável pela remoção da carga.
O caminhão transportava três toneladas de ANFO (Amonian Nitrate Fuel Oil). Conforme a PF, o explosivo identificado é similar ao produto que causou a explosão de grandes proporções em um depósito no Porto de Beirute, no Líbano, em 2020. Esse tipo de explosivo é utilizado em pedreiras para a extração de calcário.
A projeção dos especialistas é de que, se ocorresse, a explosão poderia romper o trecho da rodovia onde o caminhão tombou e estilhaços poderiam atingir até dois quilômetros de distância do local.
* Com informações do Portal de Notícias